Otoplastia

OTOPLASTIA

Preencha os campos abaixo para receber informações específicas do procedimento

COMPREENDENDO A CIRURGIA DA OTOPLASTIA

A cirurgia inicia com uma incisão bem atrás da orelha, na dobra natural aonde a orelha junta-se a cabeça. O cirurgião então removerá o excesso de cartilagem e pele necessárias requisitadas para atingir o efeito desejado. Em alguns casos, o cirurgião irá aparar a cartilagem transformando em um formato mais desejável.

Em outros casos, o cirurgião não remove a cartilagem em absoluto, mas utilizando suturas para manter a cartilagem permanente no local. Após esculpir a cartilagem no formato desejado, o cirurgião aplicará as suturas para ancorar a orelha até a cicatrização ocorrer para manter a orelha na posição desejada.

Uma mudança na forma não irá afetar a audição. Embora as dobras da orelha e circunvoluções servem para concentrar e localizar as ondas sonoras, cirurgia de rotina para remodelar as orelhas não produzirá uma mudança notável na audição.

Provavelmente nenhuma outra característica física clama pela cirurgia plástica facial que orelhas salientes. Crianças, há muito tempo são as vítimas de apelidos cruéis como “Dumbo” ou “Mickey Mouse”, são os mais prováveis candidatos para otoplastia, mas esta cirurgia pode ser executada a qualquer idade após as orelhas atingirem o tamanho final, geralmente após os 7 anos de idade. Mesmo se as orelhas são ligeiramente distorcidas, a situação pode guiar a uma baixo auto estima e pobre adaptação na escola.

Adultos também podem se beneficiar com este procedimento, melhorando a auto estima com relativa facilidade. Frequentemente, adultos optam por esta cirurgia em conjunto com outros procedimentos associados a cirurgia plástica facial. Não somente é possível “grudar” a orelha, como reformular, reduzir em tamanho e fazê-las mais simétricas.

Se você está pensando em como otoplastia pode melhorar a sua aparência, você precisa saber como a otoplastia é executada e o que você pode esperar deste procedimento. Este folheto pode solucionar muitas das suas preocupações.

O sucesso da cirurgia plástica facial é resultado de afinidade entre o paciente e o cirurgião. Confiança baseada em perspectivas realísticas e perícia médica exata, desenvolvem-se nas consultas prévias a cirurgia. Seu cirurgião poderá responder a questões específicas sobre as necessidades de sua cirurgia.

OTOPLASTIA É PARA VOCÊ?

Bom estado geral de saúde e expectativas realistas são pré requisitos. É importante também compreender a cirurgia. Otoplastia não altera a capacidade de audição. O que é importante para uma otoplastia bem sucedida são as orelhas estarem em proporção com o tamanho e formato da face e da cabeça.

Quando considerando otoplastia, os pais devem estar confiantes de que eles tem em suas crianças, os melhores interesses nos seus corações. Uma atitude positiva em direção a cirurgia é um fator importante em todas as cirurgias plásticas faciais, porém é especificamente crítica quando o paciente é uma criança ou adolescente. Quando lidando com crianças é particularmente importante evitar que eles sintam que os pais não gostam de sua aparência. Isso requer sensibilidade por parte de ambos, os pais e o médico.

Uma consulta com um cirurgião plástico facial pode ajudar os pais a decidirem o que for melhor para seus filhos, não somente esteticamente como também psicologicamente e fisicamente. A escolha do momento oportuno é sempre uma consideração importante. Fazer o procedimento em nova idade é altamente desejável em dois aspectos: a cartilagem é extremamente flexível, permitindo maior facilidade de modelagem e em segundo ligar, a criança irá experimentar os benefícios psicológicos das melhores estéticas.

Candidatos adultos para otoplastia devem compreender que a cartilagem mais firme das orelhas totalmente desenvolvidas não oferecem a mesma capacidade de moldagem como em crianças, entretanto os resultados estéticos são semelhantes.

DECIDINDO PELA OTOPLASTIA

Sua escolha por um cirurgião plástico facial qualificado é de extrema importância. Durante a consulta, o cirurgião irá examinar a estrutura das orelhas e discutir as possibilidades para corrigir os problemas. Mesmo que somente uma orelha precise de uma fixação, a cirurgia será recomendada nas duas para atingir uma aparência mais natural e simétrica.

Após o cirurgião e o paciente decidirem que a otoplastia é indicada, seu cirurgião irá discutir o procedimento. Seguindo um histórico médico completo, seu cirurgião irá explicar qual tipo de anestesia será necessária, instalações cirúrgicas e custos. Tipicamente, seu cirurgião sugerirá anestesia geral para pacientes mais jovens e anestesia local combinada com um leve sedativo para crianças mais velhas e adultos. Sob condições normais, otoplastia requer aproximadamente 2 horas.

Otoplastia pode oferecer um impulso emocional além dos benefícios estéticos.

O QUE ESPERAR APÓS A CIRURGIA

Curativos macios aplicados as orelhas permanecerão por alguns dias. A maioria dos pacientes sentirão um leve desconforto. Se você está acostumado a dormir de lado, seu padrão de sono pode ser interrompido por mais ou menos uma semana pois você não pode fazer pressão sobre a região das orelhas. Faixas, as vezes são recomendadas para segurar as orelhas na posição desejada por 2 semanas após a cirurgia.

Os riscos são mínimos, mas inclui raras infecções, má cicatrização ou a possibilidade de recidiva da deformidade. Normalmente, haverá somente uma cicatriz branca atrás da orelha após a cicatrização. Esta cicatriz é em uma prega natural atrás da orelha, então o problema da visibilidade é inconsequente. Qualquer anormalidade deve ser reportado imediatamente ao cirurgião.

Cirurgia plástica facial torna possível corrigir muitas falhas faciais que podem minar a auto confiança. Alterando a sua aparência, a cirurgia plástica facial pode ajudar a você modificar como se sente sobre si mesmo.

Convênio geralmente não cobre a cirurgia que é feita por razões estéticas. A cirurgia para corrigir ou melhorar defeitos congênitos ou lesões traumáticas pode ser reembolsável no todo ou em parte.

SAIBA MAIS DO PROCEDIMENTO